Há mais de 30 anos Fabricando os Melhores Jogos e Relógios de Xadrez do Brasil
Acompanhe

Como utilizar o Relógio de Xadrez Jaehrig?

Primeiramente posicione os pinos no topo do relógio na mesma altura de modo que os dois relógios fiquem parados.

Então, quando necessário, se deve dar corda nos dois mecanismos do relógio. Esses mecanismos tem autonomia de 50 horas cada. Os botões para dar corda estão na parte traseira do relógio, e devem ser girados conforme indicado pelas setas.

Utilize os outros dois pinos na parte traseira do relógio para ajustar o tempo de partida. Exemplo: Se o tempo de partida for definido em 1 hora para cada jogador, então o relógio deve ser acertado para as 5:00 horas. Obs.: Esses pinos giram em qualquer direção.

Para dar início a partida, o jogador que estiver com as peças pretas deve acionar o pino do relógio que estiver mais próximo a ele. Desta forma, o tempo do relógio do jogador com as peças brancas começa a funcionar. O jogador com as peças brancas deve então fazer seu lance, e acionar o pino do seu lado do relógio, de modo que o tempo do jogador adversário comece a correr. E assim sucessivamente.

Caso o tempo de 1 dos jogadores acabe sem que a partida tenha acabado antes, então esse jogador perderá a partida. O tempo acaba quando a seta vermelha cai.

Mais informações sobre o uso do relógio para jogo de Xadrez

Não há regras rígidas para uso do relógio de xadrez, isso depende do regulamento do torneio, e pode variar muito de um torneio para outro. O tempo para partida é estabelecido pelo regulamento do torneio.

Em caso de partida amistosa, depende do acordo entre as partes, podendo até ser tempo desigual em caso de um dos jogadores oferecer vantagem para o adversário.

Normalmente se acerta os relógios para a partida terminar às 6 Horas, por exemplo: Se o tempo pré-estabelecido para a partida for de meia hora por jogador os dois relógios deverão ser acertados marcando 05:30h , e se um dos relógios chegar as 6:00h, com a queda da seta vermelha o jogador deste lado será o perdedor da partida independente da situação no tabuleiro.

O jogador deverá acionar o relógio com a mesma mão que fez o lance.